Atenção

( Pause o player da rádio para assistir o vídeo)

domingo, 4 de maio de 2014

Michael Jackson - Thriller - 30 anos

'Thriller', 30 anos" -  lançado em 2012
Obra-prima de Michael Jackson completou três décadas e inspira especial multimídia com fatos e curiosidades

‘Thriller’ foi o álbum mais vendido dos Estados Unidos em 1983 e 1984, feito jamais repetido. O álbum ainda passou mais de um ano e meio no top 10 da ‘Billboard’, sendo que, das 80 semanas em que figurou na lista, esteve em primeiro lugar por 37 delas. Ao todo, o disco vendeu cerca de 110 milhões de cópias no mundo inteiro.
Das nove faixas do disco, só duas não foram lançadas como single: ‘Baby be mine’ (ouça) e ‘The lady in my life’. Dos sete singles, só ‘Beat it’, ‘Thriller’ e ‘Billie Jean’ ganharam clipes.


‘Thriller’, o álbum, não foi o único lançamento de Michael Jackson naquele novembro de 1982.


 Também produzida por Quincy Jones, a trilha sonora de ‘E.T., o extraterrestre’ foi lançada no mesmo mês e vinha com ‘Someone in the dark’ (ouça), gravada pelo Rei do Pop simultaneamente ao seu disco mais bem sucedido.


O moonwalk, passo de dança eternizado por Michael Jackson, aparece pela primeira vez no clipe de ‘Billie Jean’.


 O vídeo foi dirigido por Steve Barron, que também trabalhou nos clipes de ‘Take on me’, do A-Ha, e em ‘Money for nothing’, do Dire Straits.
O sucesso estrondoso e inevitável das faixas de ‘Thriller’ ajudou a quebrar muitas barreiras raciais impostas pela mídia americana. O clipe de ‘Billie Jean’ foi o primeiro vídeo de um artista negro a tocar a qualquer hora na então recém-nascida MTV, que chegou a exibir ‘Thriller’ duas vezes por hora. A estação de rádio WPLJ, de Nova York, conhecida por ser uma emissora que só tocava músicas de artistas brancos cedeu a ‘Beat it’ graças ao solo de Eddie Van Halen.


Lançado em 31 de março de 1983 na MTV americana, o clipe de ‘Beat it’ conta com 80 figurantes que realmente faziam parte de gangues da Los Angeles dos anos 1980.

Nenhum comentário: